quarta-feira, 24 de julho de 2013

Divulgação: Oficina de Permacultura no CDC!!

O Coletivo Dolores convida tod@s @s interessad@s para a Oficina de Permacultura que se iniciará no próximo dia 03 de agosto, sábado, no CDC Vento Leste!!

A técnica da Permacultura oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. O projeto permacultural resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades, de forma sustentável.
A ideia dessa oficina é realizar o planejamento permacultural do CDC, a partir dos conteúdos trabalhados em aulas teóricas e práticas, tais como:
- Design - padrões e conceitos;
- Paisagem - clima, microclima, relevo, solo, água e biota, interação entre os elementos naturais;
- Método do Design - inclinação, zonas, setores, orientação, análise dos elementos, localização relativa;
- Água;
- Agroecologia;
Banheiro no I Festival de Teatro Mutirão
- Bioconstrução;
- Jardinagem produtiva;
- Energia renovável, entre outros.
As oficinas práticas pretendem intervir em diferentes áreas do CDC, entre estas:
- Arena arbórea: jardinagem e reforma da arquibancada;
- Cozinha: bioconstrução de uma Cozinha Caipira com Telhado Verde;
- Água: captação e reuso de água da chuva;
- Filtro de  água cinzas;
- Banheiro Seco: técnica bason;
- Cultivo: espiral de ervas.

Acreditamos que a permacultura é uma ferramenta importante para o trabalho de base, orientando mudanças no sistema produtivo atual, suscitando questões ao nosso cotidiano consumista e proporcionando uma autonomia de apropriação consciente do meio.
O Dolores já fez uso dessa técnica na nossa Ocupação Cultural - Festival de Teatro Mutirão, em setembro do ano passado, através da construção e utilização de um Banheiro Seco. Postamos algumas coisas nesse mesmo blog. Se tiver interesse, faça uma visita às postagens de setembro de 2012 e veja.

Nenhum comentário: