sábado, 14 de junho de 2014

2º dia da Mostra de Processo do Dolores - Hoje: "P.U.T.O.", às 21h

Começou ontem, 13 de junho, a Mostra de Processo "Trilogia da Necessidade" do Coletivo Dolores. A Mostra foi assim nomeada pela temática comum nos trabalhos dos núcleos de pesquisa teatral: o sexo (Núcleo Erotismo e Periferia), a alimentação (Núcleo Narrativas da Cozinha) e o descanso (Núcleo Direito à Preguiça) irão compor em conjunto uma reflexão teatral sobre como são gerenciadas – ideológica, econômica e socialmente – as necessidades básicas dos trabalhadores e onde estão seus espaços e tempos de resistência à dinâmica da sociedade orientada para o trabalho abstrato, para a produção de serviços-mercadoria e produtos-mercadoria padronizados e anônimos.

Foto dos ensaios

Poesia erótica é muito mais que louvar as coxas do ser amado - embora isto também seja fundamental
Porque erotismo é muito mais que um jogo sexual
Eros quer a união, o encontro
 Uma revolta popular é o momento mais erótico de todos 
(Trecho do Manifesto Poesia e Erotismo escrito por Danilo Monteiro)

Hoje, às 21h, é a vez de compartilharmos o espetáculo "P.U.T.O.". No bairro Cidade Patriarca, onde está localizada a sede do grupo Dolores Boca Aberta, funcionou durante muitos anos uma sauna gay, em um sobrado discreto na Avenida Alterosas. No dia 22 de fevereiro de 2007, após uma denúncia anônima de um vizinho de que ali se prostituíam menores de idade, a polícia militar invadiu o local, junto com a imprensa. A foto com os clientes e “michês” encostados à parede, todos trajando toalhas brancas, foi estampada em diversos jornais e na internet, no dia seguinte. Nenhum menor foi encontrado. Inspirados por este fato real, abordaremos a relação entre a sauna e seus vizinhos, os clientes e os rapazes que ali se prostituíam, os funcionários e o dono do local. Com este foco, pretendemos explorar, para além dos aspectos morais envolvidos, as relações de compra e venda (ou de aluguel…) de corpos, de mentes, do tempo das pessoas, de suas vidas. Por isso, o caso particular e aparentemente escandaloso da sauna nos servirá para abordar o tema geral da alienação do trabalho.

Em contraponto ao ambiente da Sauna, há o Coletivo PUTO, que reúne garotos de periferia para fazer algo que não se espera deles: explorar a relação erótica com a poesia; não apenas a poesia erótica, mas sim a que revela possibilidades insuspeitadas de pensar a si no mundo, as relações entre as pessoas, com o sonho e com a natureza. Poesia como uma tentativa de desalienação de si, da humanidade, da natureza. Poesia como resistência, poesia como combate.

O cruzamento entre o ambiente da Sauna e o do Coletivo revela os contrastes entre relações eróticas no sentido sexual-comercial, na primeira, e relações eróticas em sentido ampliado, no segundo; contrastes entre consumo e compartilhamento; mas também revela que a necessidade de poesia está em ambos os lados.

Elenco: Danilo Monteiro, Erika Vianna, Luciano Carvalho, Mariana Moura e Tiago Mine

Foto do ensaio

A ideia da mostra é compartilhar os espetáculos, ainda imersos em seus processos de criação, e promover conversas com os convidados que possam, assim, dar elementos que colaborarem na fase de finalização dos espetáculos para circulação.

Estão todos convidados! Será no nosso espaço: CDC Vento Leste - Rua Frederico Brotero, 60 - Jd. Triana - Próximo ao metrô Patriarca

E a mostra segue nos próximos dias... fique atento ao blog!

Nenhum comentário: